NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

8 de agosto de 2015

Casa e Quinta da Bela Vista - Porto


Casa e Quinta da Bela Vista

(vista antiga)
(vista actual)

Situada no alto do "Monte Aventino", junto às Antas, é sobranceira sobre o vale de Campanhã e o rio Douro, permitindo uma visão ampla e soberba, de uma panorâmica rara na cidade.
Terá sido por estas razões que o seu nome terá sido assim designado - Bela Vista.

 (vista actual da VCI)
(vista actual da VCI)

Esta construção teve inicio em Maio de 1912, após aquisição e junção de várias parcelas de terrenos tendo sido adquiridas por Dr. José Oliveira Lima, professor na faculdade de medicina do Porto, as duas primeiras em 21/12/1911, pelos valores de 700$00 e 3.600$00 e pouco tempo depois, já no ano de 1912, a terceira terá sido adquirida por 100$00 réis.
A sua arquitectura foi idealizada pelo arquitecto José Teixeira Lopes, hoje classificada como Monumento de Interesse Publico, por Portaria n.º 318/2010, DR, 2.ª série, nº 87, de 5/5/2010.
Com esta construção pretendeu fundar, neste local, o Instituto Moderno, edifício escolar destinado ao ensino primário e secundário, em regime de internato e externato.

(marca do Instituto Moderno)

A sua construção pelas suas características construtivas, com a utilização pela primeira vez do betão armado, quer pela decoração, espaços amplos e conforto, quer pela utilização dos mais modernos princípios didácticos e higiénicos da época, indiciava ser um estabelecimento de cariz elitista e caro, destinado a famílias ricas, conforme se poderá depreender por um documentário realizado pela Invicta Film, em 1916(*).
A propriedade resultou da conjunção de três propriedades, tendo sido a primeira, com acesso pela Rua da Lameira de Cima, 98, constituída por casa com quintal, dependências, e mais tarde descrita com ramada, árvores de fruto e poço.
Os dados mais antigos conhecidos desta quinta é de que em 21/9/1876 era propriedade de João Lino dos Santos, funileiro e morador naquele na Lameira de Cima, tendo dispendido 75$000 réis.
Em 1892, na sequência do processo de herança, a propriedade passa a pertencer a Dona Maria Josefina de Jesus Correia e sua irmã, Dona Vitória dos Santos Correia, tendo sido avaliada nessa altura no valor de 800$000 réis.
A segunda propriedade, denominada "Quinta da Lameira", situava-se na Rua de S. Roques, 984/982 e era constituída por casa de dois pisos e águas-furtadas, lavradio, água e árvores de fruto e outros.
Em 1910, eram seus proprietários 3 irmãos de apelido Gomes Ferreira, dois deles militavam na carreira de armas.
Finalmente, a terceira parcela, tem como seu ultimo registo de serem seus proprietários Joaquim Vitorino Mesquita Soares e esposa.
O Instituto Moderno teve uma duração efémera, entre 1914 e 1918, derivada provavelmente pelo período conturbado em que o País atravessava, isto é, os primeiros anos da era Republicana, com as naturais convulsões politicas e económicas da época, de igual modo pelo período da guerra 1914-18, na Europa.
No mesmo ano, 1918, com a epidemia do tifo exantemático ocorrido no País, incluindo a cidade do Porto, este edifício, já fechado, foi requisitado para dar apoio hospitalar, como secção do hospital Joaquim Urbano, funcionando aí os serviços de desinfecção, despiolhamento e enfermaria de convalescença, com mais de 200 camas.
Terminado o surto epidémico este edifício ficou numa situação de impasse até que em 21/8/1919, o Estado adquiriu pelo valor de 275.000$00, para a instalação e aquartelamento da Guarda Nacional Republicana (GNR), a fim de aí instalar as suas forças da cidade.
Ao longo destes anos a quinta ficou sempre ligada à vida daquele aquartelamento e à própria historia da GNR, que desde sempre tentou preservar este imponente edifício. A partir de 1995 passa a funcionar como quartel da Polícia de Segurança Publica (PSP), sendo então parte de terrenos da Quinta da Lameira já se encontrar associada ao Parque da S. Roque como área de lazer da cidade.
Em Julho de 2009 esta quinta passou para as mãos da Estamo, uma Empresa que integra a Parpublica, comparticipada a 100 % por capitais públicos e vocacionada para a promoção e valorização imobiliária, prevendo-se num futuro próximo um novo conceito de utlização para esta quinta.

(*) - ver imagens em: http://www.youtube.com/watch?v_B183phBSMIQ

http://www.j-f.org/monografia
http://www.patrimoniocultural.pt/
http://www.viva-porto.pt/
http://portoarc.blogspot.pt/
http://porto-desaparecido.blogspot.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário