Entrada principal - Rua do Sol (actual)
Desde o início do século XVI que a Irmandade dos Alfaiates do Porto venerava como padroeiros e protectores São Bom Homem e Nossa Senhora de Agosto. Não tendo capela própria, a confraria iniciou em 1554-1555 a construção de um templo dedicado à Virgem em espaço fronteiro à Sé, cedido pelo bispo D. Rodrigo Oinheiro.
Antigas instalações - frente à Sé
foto de portoarc.blogspot.pt - estatutos da confraria
A morosidade das obras durante os dez anos que se seguiram levou a que a irmandade contratasse, cerca de 1566, o mestre pedreiro Manuel Luís, que iria terminar o projecto, imprimindo-lhe o seu traço pessoal (Serrão, 2001, p. 199).
foto de portoarc.blogspot.pt - vista lateral na Sé
foto de portoarc.blogspot.pt - à direita, de frente à Sé
Em 1934, a Câmara do Porto elaborou uma proposta de urbanização do Largo da Sé, que implicava a demolição da Capela dos Alfaiates, classificada como Monumento Nacional desde 1927.
foto de portoarc.blogspot.pt - noticia sobre a classificação de monumento nacional
Para evitar a destruição do templo maneirista, a estrutura foi desmantelada em 1936 pela Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, sendo reconstruída na sua actual localização em 1953.
De planta rectangular a capela é precedida por adro limitado por guarda de ferro. Na fachada principal rasga-se ao centro o portal de gosto maneirista, com arco de volta perfeita ladeado por colunas estriadas, encimado por entablamento, sobre o qual foi aberto um nicho que alberga a imagem, em barro, de Nossa Senhora de Agosto. Acima deste conjunto foi aberta uma janela com grade de ferro. As fachadas laterais, despojadas de qualquer elemento decorativo, possuem apenas uma janela esculpida no registo superior.
O interior, recriando numa escala regional o modelo maneirista dos espaços unitários, de cariz erudito e vanguardista, possui nave única coberta por abóbada abatida de cruzaria, em granito. Um amplo arco triunfal por pilastras jónicas, abre para a capela-mor, espaço revestido por abóbada de canhão em cantaria, com caixotões decoradas com rosetas.
foto de portoarc.blogspot.pt - retábulo
retábulo actual
Ao centro, o retábulo de talha dourada de minhas maneiristas é composto por um conjunto de oito tábuas com episódios da vida da Virgem e do Menino, nomeadamente, no primeiro registo e à esquerda, a Anunciação dos Reis Magos, a Assunção da Virgem e o Menino entre os Doutores. O remate da estrutura é feito pela Coroação da Vrigem, ladeada pela Visitação e pela Fuga para o Egipto. Este conjunto retabular é atribuido ao pintor Francisco Correia e seus colaboradores, tendo sido executado entre os 1590 e 1600 (idem, ibidem, p.243). Um nicho alberga uma imagem calcária da padroeira, de gosto flamengo.
vista frontal com átrio gradeado
portal de entrada
nave interior
abóbada abatida de cruzaria
fonte:
imagens de http://portoarc.blogspot.pt
texto integral retirado de Catarina Oliveira (DIDA/IGESPAR, I.P./Fevereiro de 2011)
Sem comentários:
Enviar um comentário