Brasão dos Amorim Gama Lobo
Descrição:
Material: Granito
Época: Séc. XVIII
estilo: Barroco
Conservação: Bom, com algum desgaste
Escudo: de Fantasia
Formato: Esquartelado
Leitura:
I - Amorim
II - Gama (de Vasco da Gama)
III - Lobo
IV - Magalhães
Elmo: gradeado, tarado de perfil
Imagem do Arquivo Histórico do Porto (anos 50)
A pedra de armas que se encontra encostada a um dos muros do jardim do Museu Soares dos Reis está exposta a visita publica. Pertenceu à fachada do palacete de Morais Alão, situado na antiga Praça das Hortas, actual Praça da Liberdade, no Porto.
Antigos Paços do Concelho ou Palacete Monteiro Moreira
O edifício central serviu de Paços do Concelho aquando a Praça das Hortas, à época ainda era uma área central da cidade, de encontros sociais, políticos e económicos.
Palacete Morais Alão (à esquerda)
O palacete de Morais Alão, à esquerda da Câmara Municipal, que se encontra adjacente, onde se vislumbra no frontão principal, no seu topo, a estátua do "Porto", agora situada à entrada da rua da Fábrica, junto ao Banco de Portugal.
Serviu de apoio ao edifício da Câmara e o seu brasão deste palacete, sobre a sua porta de entrada, tem correspondência histórica com a casa de Bonjóia, dado que contemplam as mesmas armas de D. Lourenço Amorim Gama Lobo, que pela relação de casamento de seu filho com a família Portugal e Menezes, a sua sobrinha e herdeira foi detentora da venda desta casa, tendo sido demolida aquando da abertura da Avenida dos Aliados, em 1916.
recolha de informação:
http//portuense.blogspot.pt
facebook: portodesaparecido
da obra "Brasões e Pedras de Armas da cidade do Porto", de Manuel Cunha
Sem comentários:
Enviar um comentário