NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

29 de setembro de 2012

Fonte do Bicho ou do Borges, Miragaia

Rua S. Pedro de Miragaia, Miragaia, Porto - Portugal


Nos terrenos da Confraria do Espirito Santo, aforados ao capitão António Borges, este mandou construir uma residência (ampliada em 1854 pelos mesários da Confraria de S. Pedro) condicionada a ter na frontaria um chafariz para serviço da população. Nicho encaixado no centro do edificio, cuja unica bica é apresentada por um golfinho, que por ter formato não muito perceptivel aos populares designaram de "bicho".



23 de setembro de 2012

Brasão da família do Visconde de Castelões - Porto


Cemitério da Lapa, Cedofeita, Porto - Portugal
Poeta Álvaro Castelões (1859-1953) viveu em S. Tiago de Castelões, terra que acolheu este ilustre português, filho do comendador António Cardoso Pereira Ferraz (2º Visconde de Castelões) e de Dona Margarida Augusta de Meireles, solteira, natural do Porto e morador na rua da Torrinha. Neto paterno de António Rodrigues Pereira Ferraz e de Dona Maria do Carmo Cardoso de Meneses e neto materno de António Coelho de Meireles e de Dona Bernarda Benedita da Silva.
O brasão que se encontra no jazigo aparenta ser dos finais do séc. XIX, de fantasia, constituído em mármore de banal  qualidade. Tem um coronel de "Visconde" e está esquartelado em: I - cortado de Pereira e Mota(?) ou Guedes(?), II - Araújo, III - Pereira e IV - Ferraz.

Recentemente, e por indicações do Sr. Manuel Ferro, o qual agradeço o cuidado que teve em corrigir/acrescentar mais dados sobre esta peça, se adiciona o seu comentário referente ao 1º quadrante:

"...representa a família Rodrigues (de Martim Rodrigues): de ouro, com cinco flores-de-lis de vermelho, postas em sautor, e um chefe de vermelho, carregado com uma cruz florenciada de ouro e vazia do chefe. O que se justifica pelos seus costados paternos (Flórido Rodrigues Pereira Ferraz, 1º Visconde de Castelões, seu tio avô paterno, irmão de António Rodrigues Pereira Ferraz seu avô."

22 de setembro de 2012

Caves do Vinho Porto "Calém" - V. N. de Gaia


Av. Diogo Leite (marginal de Gaia), V. N. de Gaia - Portugal

Fundada em 1859, por António Alves Cálem, a Porto Cálem permaneceu na mesma família durante quatro gerações e sempre prestou grande atenção à produção de Vinhos do Porto de qualidade, resultando num reconhecimento por parte de todo o Mundo do Vinho. No seu início, dedicava-se à exportação de vinhos para o Brasil em troca de madeira exótica, com frota própria, símbolo ainda hoje presente no logotipo da empresa: a Caravela.
O brasão segue a linhagem da familia "Beleza de Andrade" que está associada à familia Calém.

9 de setembro de 2012

Portal com brasão - Macieira de Sarnes


Macieira de Sarnes, Oliveira de Azeméis - Portugal

Certo dia, de regresso de Arouca, dou comigo com este belo brasão. Longe de pensar a quem pertenceria, pois por estas terras o meu desconhecimento é total.
Contudo nas minhas consultas pelo "O Tripeiro - série V, Ano VIII, pág. 69" e na sequência de buscas por antigas casas portuenses constatei que Álvaro Leite Pereira de Melo e Alvim (da família dos Leite Pereira, do Porto), tenente-coronel do regimento de milícias da Feira, fidalgo cavaleiro da Casa Real, comendador da Ordem de Cristo, senhor de Gaia, das quintas de Campo Belo e Quebrantões em Gaia, de de Atães em Jovim, dos morgados de Cernache em Chaves, de Monte Ariul em Braga, do de Nauzinha em Azurara, de muitos outros morgados e de inúmeros bens, padroeiro in solidum das igrejas paroquiais de Stª. Maria Madalena em Loivos da Ribeira, Nª. Srª. da Vitória em Mesão Frio e por fim de Stª. Eulália de Macieira de Sarnes donde este Senhor também foi morgado.
Uma vida com 72 anos (1797-1869), cujo casamento com D. Maria Cristina Ribeiro de Faria terá resultado uma filha, a qual morreu jovem e solteira.
Devido a esse motivo pode dispor livremente em testamento a sua avultada fortuna, distribuidos por sua irmã, sobrinhas e muitas outras instituições.
Pelo brasão da foto acima poder-se-à constatar, de facto que a sua definição nos leva a esta família deste ilustre fidalgo, isto é:
Escudo: Português ou boleado
Formato: Esquartelado
Leitura: I - Leite e Pereira
            II - Melo
            III - Pereira
            IV - Cernache
Coronel: de Nobreza, Conde

8 de setembro de 2012

Portal da Capela da Nª. Srª. das Neves - Azurara


Rua Francisco Gonçalves Monteiro, Azurara, Vila do Conde - Portugal

Em Azurara existiu um mosteiro, designado de Nossa Senhora dos Anjos, igualmente designado de Nossa Senhora da Assunção ou ainda dos Capuchos, datado de cerca de 1518, actualmente pertença da Ordem Terceira de S. Francisco. Merece um visita.